Este Natal recebi o livro "Um Dia", de David Nichols. Como já andava a namorá-lo há algum tempo, achei por bem pô-lo à frente do monte assustador de livros que tenho à espera de serem lidos por mim e começar a lê-lo logo no dia em que o recebi (ou seja, dia 23 de Dezembro, sendo que foi uma prenda de Natal antecipada).
Ora, tenha sido por estar perto de uma lareira, numa casa cuja temperatura ambiente deixava muito a desejar, e pouco mais para além dos já habitueés filmes de Natal a passar na televisão, a verdade é que no final do dia 25 o livro estava lido.
O que tenho a dizer? Bem que gostava de saber! Mas bem, já que comecei a escrever aqui umas coisas... Devo dizer que há muito tempo que não gostava tanto de um livro com uma escrita tão simples, com tema igualmente simples - Pessoas, amor - ou falta dele - Atracção, crescer, distância, solidão, a vida que acontece sem darmos por isso e claro, romance, desencontros, e tantos tipos diferentes de emoção que é difícil falar deles com alguém que não leu também o livro.
Queria ler o livro porque uma amiga minha me emprestou um dos livrinhos que alguém teve a ideia de distribuir no autocarro, para pôr aquele "bichinho", e não é que resultou? Fiquei completamente agarrada. Mas quem lê apenas o primeiro capítulo não faz ideia da maturidade que está prestes a revelar-se ao longo do livro. A honestidade. A experiência de vida, o desenrolar de tudo. O final.
Se não chorei foi porque enfim, não sou assim tão menina. Ou não estava naquela altura do mês. Ou estava demasiado ocupada a pensar "Espectacular" e "será que ele tem mais livros?".
Enfim, leiam o livro, fiquem a conhecer a Emma e o Dexter, e os vinte anos que passam mais ou menos presentes na vida de cada um, acompanhem em quem se tornará a rapariga perspicaz e com respostas na ponta da língua, e o rapaz com demasiado dinheiro para ser psicologicamente saudável e demasiados mother issues para o seu próprio bem.
Deixo-vos o booktrailer (Aparentemente, cada vez mais em voga, e que dá um olhar mais cinematográfico à coisa - Tenho a dizer que já decidiram passar o filme para o grande ecrã supostamente para sair para o próximo ano - Mas não deixem de ler o livro! Sabe-se lá que monstruosidade poderão cometer na passagem para o roteiro, já se viu tanta coisa não é. Anne Hathaway e Jim Sturgess, de quem gosto bastante... Quem sabe, pode ser que até fique bem não é?)
Enjoy =)
Enjoy =)
Sem comentários:
Enviar um comentário