Após muito tempo a adiar filmes e filmes, na semana a seguir aos exames, que estava a merecer começar a ver um clássico às duas da manhã e terminar às quatro, só porque podia. E o escolhido foi O Falcão Maltês.
A intriga é simples: Humpfrey Bogart é um detective privado, mulherengo, com um caso com a mulher do seu sócio. Um dia recebem uma cliente bastante atraente que lhes pede para ajudarem a encontrar o perseguidor da sua irmã. Mas essa investigação chega ao fim quando o seu parceiro é assassinado e Humpfrey se encontra como o principal suspeito, e no meio de algo muito maior do que estava inicialmente à espera.
E para continuar a busca pelo clássico film noir, recomendo também Big Sleep, The Big Heat e claro A Sede do Mal (Touch of Evil) de Orson Wells, com Charlton Heston num filme que vos vai fazer querer ter nascido umas quantas décadas atrás! (Considerado o último grande film noir).
Como género já Neo-Noir (sendo que muitos críticos consideram como realmente film noir aqueles que foram feitos na época clássica) temos, por exemplo, o Cães Danados, Chicago, Fargo, Kiss Kiss Bang Bang, o Dália Negra do Brian de Palma e o (grande) filme Sin City.
E bem, aqui deixo este bocado de humilde conhecimento, e... Sigam o conselho, e aproveitem ao máximo uma noite sombria com chuva lá fora, imaginem-se num gabardine preta a fazer uma bela narrativa voz-off enquanto tentam acender um cigarro num canto de uma rua obscura... Quem sabe o que poderá acontecer?
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