quarta-feira, outubro 28

Palavras que ficam...

Anteontem ouvi uma palavra engraçada na minha aula de... Nem vos vou dizer o nome da cadeira, para vocês não se assustarem... Digamos que tem a ver com estatísticas e afins... Já deve chegar para vos fazer revirar os olhos. Só um bocadinho. Já está? Prontos?
Homoscedasticidade.
Bem, e para conseguirmos apreciar a palavra em todo o seu esplendor, devo referir que o senhor que a inventou ganhou um Prémio Nobel.
Por várias razões.
Primeiro, porque como todos sabemos: Se uma palavra é comprida e complicada a ponto de termos de demorar uns segundos para a conseguirmos dizer sem nos engasgarmos pelo caminho, então é porque tem que ser alguma coisa de jeito. E inteligente.
Depois, porque para alguém supôr que uma palavra deste calibre alguma vez ia ser aceite em qualquer tipo de competição/concurso/empreendorismo, o que quiserem... É preciso ter-se coragem... E tomates... E todos sabemos que os grandes génios, sendo incompreendidos, têm mesmo de ter, e muito, dos dois.
E também - e isto poucos sabem mas é altura de dar a conhecer ao mundo esta informação - porque um dos amigos do senhor estava no comitê de decisão, e todos sabemos que os suecos são uns grandes malucos e que para festas estão cá eles.... E pois é, lá estava um grupo do curso de estatística aplicada, num sábado á noite, sem miúdas (basta dizer que eram o curso de estatística aplicada) e muita bebida, com os típicos enrolanços de língua "blrlghsticidade" e acabou por surgir esta bonita palavra... Então um deles disse "olha puto... Baza ver se pega hehe"
Assim combinaram que o primeiro a conseguir com sucesso fazer bla bla bla bla regressão linear bla bla bla variáveis explicativas bal bla ......Daria o nome de Homoscedasticidade.
E o senhor deu. E como podemos verificar, foi um fartote.

terça-feira, outubro 27

Artista do Dia: Bruno Nogueira

Porque sim, o Bruno Nogueira consegue sempre arrancar-me uma sonora gargalhada esteja eu onde estiver.... E porque já o vi em Santos e o homem é assim, gigante (apesar de estar ao pé do Marco Horácio e, consideremos, em questões de perspectiva não ajudou muito) e eu senti-me, se é que é possível, ainda mais pequena.
Aqui vos deixo um vídeo, entre vários a escolher, das Produções Fictícias...

segunda-feira, outubro 26

David Fonseca - Trailer oficial

Se o novo álbum de David Fonseca em si será assim tão fantástico? Talvez sim, talvez não, é sempre discutível... Mas no que toca a emoções, é impossível não sentir qualquer coisinha neste minuto e meio...

domingo, outubro 25

Starbucks: Rula!

E hoje, para que a tarde não fosse uma total perda do meu tempo... Levaram-me a dar uma voltinha por Belém, mais especificamente, ao Starbucks que abriu já algum tempo mas a que nunca tinha ido.
E a minha questão é: Porque é que demorei tanto tempo a lá ir? (Não cometam o mesmo erro que eu. Se quando estiverem a ler este post ainda estiverem dentro de horas decentes, levantem-se e vão a qualquer um dos sítios onde temos Starbucks neste grandioso país. Se já não forem horas, consultem bem umas tabelas de jet lag e apanhem o avião que vos der mais jeito. Não sejam esquisitos. Eu não vou a lado nenhum...)
Estou a ponto de me levantar mais cedo de manhã, apanhar um autocarro para lá, (sim, eu ando de transportes) e ir a beber o meu caffe latte para a faculdade (Ou, um capuccino de com chocolate branco, que foi o que experimentei e que estava divinal). Ou então, depois de almoço... Durante o almoço... Antes de lanchar... Antes de uma refeição que vou criar apenas para poder ir buscar um copo Tall de café a Belém e dizer que "é para beber durante esta refeição da minha autoria, porquê?".
Também é verdade que tudo o que sejam mini-culturas, eu adoro... Também o Chilly's me fascinou mais que profundamente, com toda a história de "em todos os restaurantes Chilly's existe um quadro virado de cabeça para baixo" =D Vá, não me digam que não sabiam! Vamos todos a correr para Telheiras para procurar o quadro em questão!
Mas desta vez... Tenho de lhes tirar o chapéu. Adorei, estou fã! Quero provar tudo o que está no menú! Incluindo aqueles bolos todos com óptimo aspecto...
E claro, fico à espera de uma Starbucks aqui no Saldanha... Ou até, quem sabe, uma em cada esquina, assim só uma bancada a fornecer o que é preciso, porque de manhã com todos os encasacados ia ser um sucesso estrondoso!
Penso que daqui até voltar a beber a tradicional "bica" tenho de ter o meu tempinho de ressaca. Ou isso ou volto lá, depois de comprar alguns dos termozinhos que eles lá tem (Sim, "termozinhos"... Uns mais másculos que outros!) e peço logo uns cinco
refills para o resto da semana=)
Damn you, Starbucks
... Agora nem o meu habitual "mas cheio, se faz favor" me vai satisfazer, isso é certo!

terça-feira, outubro 20

Hoje, em Entrecampos: Jantar da EMEL

Bem, e hoje vi algo que me fez calafrios, arrepiou-me, vai provocar-me uns belos pesadelos com toda a certeza, e fez com que nem o melhor filme japonês de terror de sempre me faça esquecer a experiência horrorizante de que fiz parte......
Vi um grupo de cerca de 30 senhores, e sonhoras (simsim, sOnhoras), da EMEL, a vir na minha direcção.
E pensei: É desta.
Eu sabia, isto é castigo divino, daquela vez em que fui ao frigorífico comer o chocolate que era da minha mãe, ou que deitei ketchup para o top da minha irmã, e quando fui a igreja e não me benzi e deitei um papel para o chão e achei que "pronto, desta vez vou deixar estar" e disse "foda-se" em vez de "fosgass"... É agora, acabou tudo, adeus a todos os que amei e aqueles a quem o quis sempre dizer mas nunca tive oportunidade, sei que tinha capacidade para grandes coisas..........
Então passaram todos por mim e a música da Marcha Imperial foi-se desvanecendo aos poucos.
E percebi: Um jantar do pessoal da EMEL! Aposto que vão todos ao Cinderela, pelo caminho multam um carrito ou dois em conjunto, só naquela, e depois de beberem uns copitos juntam-se e começam a dizer as pessoas que encontram pelo caminho "olhe desculpe aquele carro (apontam) é o seu" e depois riem-se todos juntos, muito contentes, às gargalhadas... Mas daqueles risos arrepiantes, qual bruxa má do Feiticeiro de Oz, versão da Judy Garland e ainda a preto e branco para ser ainda piorzinho....
Portanto meus amigos já sabem, hoje não andem muito por Entrecampos.... Que a EMEL está em peso a passear por lá, provavelmente com bebedeiras colectivas roçando os comas... Eu pelo menos espero que sim... Pode ser que amnhã sejam mais solidários, logo pela fresquinha =)

domingo, outubro 18

O Inverno já vinha, ai se vinha.... Mas sem chuva

Ora bem, hoje, posso dizer que estive todo o dia em casa. (Fora meia hora só para arejar,logo de manhã, sempre tem de se comer por aqui). Mantive as janelas fechadas e as persianas corridas, e o resultado foi: Não só o calor não entrou, como o frio não teve maneira de sair... Portanto, estavam pessoas com vontade de levantar as respectivas t-shirt's e pôr a barriga ao sol e eu enrolada numa mantinha verde a ver a sexta série de Smallville no meu portátil...
E claro, o que é que apetece nestas alturas? Beber um chocolate bem quentinho... Então levantei-me, fui à cozinha, comecei a preparar tudo (deve ser a única maneira que arranjo para beber leite, como deve ser. Ou assim, ou comprando mesmo Ucal e bebendo quentinho. Fresco não. Até me faz arrepios só se pensar nisso. E não do bom tipo.), e com o que me deparo? Com um sol radioso, espantoso, magnânime, lá fora.
E vamos fazer o quê? Seguir o conselho dos grandes KC and the Sunshine Band e Let The Sunshine In? Não, não... Vamos fingir que nada se passou, voltar para o escritório e beber uma chávenazita... Isto porquê?
Depois de muitas horas de cuidadosa reflexão, chueguei a conclusão que isto é apenas reflexo de um desejo de que eu suspeitava existir há já muito tempo: Quero o Inverno! Quero o Inverno e a lareira e os chinelos felpudos, quero os gorros e as luvas de lã, quero as mantas e os chás e os capuccinos que voltam a fazer sentido de se beberem pela tarde fora! Quero os aquecedores e os lençõis de flanela e os duches a ferver e a minha gata enroscada aos meus pés como um saco de água quente com temperatura estável e um ar particularmente satisfeito...
(E à noite, deu-me na cabeça fazer pizzas com panrico. Não sei se experimentaram... Não sei sequer se só ficaram boas porque eu estava com um desejo incontrolável de pizzas e de molho de tomate, vá-se lá perceber porquê... Mas que ficaram óptimas, ficaram... Experimentem, mas com juízo, que não quero ser responsável por cozinhas a arder ou queimaduras até aos cotovelos)
E agora vou voltar para o meu chocolate quente, que ainda tenho todo um recipiente de tamanho considerável para esvaziar! E vá, porquê deixar para amanhã o que se pode fazer hoje?

quinta-feira, outubro 15

Não percam o blog do Bruno Nogueira...

... Em particular este grande post.
Assim vos remeto para ele:
http://corpodormente.blogspot.com/2009/01/hoje-no-dn.html

Curtas de Animação (XI) - How to Break Up With Your Girlfriend in 64 Steps

Bem, penso que se pode chamar de curta-metragem de animação, mas é mais pela piada toda... Quem se identificar com este pequeno vídeo diga "hey" =)
(Sad, but true...)

quarta-feira, outubro 14

Contemporâneos - Final 3ª Temporada

Só mesmo porque sim!
(E porque às vezes, o que é Nacional... É mesmo bom!)

terça-feira, outubro 13

Sobre Smallville - Idolatrando John Glover

De volta ao mundo dos blogs! Depois de muito tempo sem internet (culpo o Sapo, a PT, a Zon... Vai tudo dar ao mesmo! Quer uma pessoa uma coisa tão simples como escrever um post, e... Impossível!) estou de volta, pronta a deitar abaixo - Ou não! - Outra série que me tem ocupado a cabeça... E demasiado do meu tempo...
(E como pediram para avisar… Atenção! Este post é longo!)
A série, familiar a muitos, chama-se Smallville e é inspirada pelas personagens da DC Comics que todos adoramos e veneramos e - Pensávamos nós - conhecemos como a palma da nossa mão.
Demorei bastante tempo a começar a ver porque achava que era uma ideia difícil de levar para a frente mantendo o interesse dos seguidores, porque afinal já todos sabemos o que vai acontecer no final, não é verdade? E sinceramente, o que é que teria acontecido em Smallville de tão extraordinário que merecesse toda uma série televisiva?
A curiosidade tomou conta de mim, como não podia deixar de ser... E comecei a ver - Na primeira temporada, pensei só que não estava mal, muitos personagens desconhecidos, o que é bom para começar, para nos ambientarmos, desligarmos por instantes da história original... Depois há toda a situação de: O Lex Luthor fica a ser amigo do Clark Kent, A.K.A. Man of Steel.
Bem, pára tudo...Hum? Amigos? Os maiores némesises do universo DC, amigos? Didn't see THAT one coming... Mas pensei só, tudo bem, uma reviravolta interessante, podemos criar uma excepção, alterar um bocadinho a história, tudo o resto me parecia bastante bem, a relação Lionel/Lex pareceu-me genial... Comecei a chatear-me com a história toda "olha outro que foi afectado pelos meteoritos" mas depois havia todo o drama Kent, descobrirem o segredo, o Lex ser amigo ou inimigo, romance com a Lana, os pais espectaculares do Clark, adorei aqueles pais, quis apertá-los, enrolá-los em papel de embrulho, pôr-lhes um lacinho e levar para casa...
(Nota: Sempre sem esquecer os actores da série Lois and Clark, com Teri Hatcher, que para mim sempre serão os ideais... Em particular o Lex Luthor,o Perry White e a Lois... )
E depois veio a segunda temporada... O Pete soube o segredo do Clark, houve um romance qualquer com a Chloe, para mim começou a perder a piada... E bem: Meus amigos, foi aqui que descambou tudo: Ou entrou outra série na minha vida, ou foi alguma época de exames de início de faculdade, que significava muito tempo na faculdade mas pouco a estudar, e muito pouco em casa, nada de tempo para ver séries... E perdi a vontade...
Este Verão, alguém "reactivou" a minha veia nerd e dei mais uma oportunidade a Smallville e aos seus personagens. Tive a oportunidade de ver o final grandioso (não há mesmo outra expressão) da terceira temporada, com Lionel Luthor no seu melhor e a música clássica a fazer o seu papel dramático...
Claro, aqui referenciando o título do Post: Cinco estrelas para John Glover, o actor que faz de LIonel Luthor. Fiquei super fã... Quem diria que um senhor daquela idade podia manter tanto da sua sexualidade?... Mas watch out ladies porque o amor não escolhe idades... Piadinhas à parte, pessoalmente não tenho nada a apontar - Está de parabéns... Por um óptimo trabalho com o personagem...
E uns quantos outros finais, sendo que acabei agora a sexta temporada: E muitas mudanças depois... Smallville está quase irreconhecível: Personagens mais adultos e mais diversos... E bem, aqui chegámos ao ponto da questão!! Isto já não são personagens DC!!! São… sei lá, um universo alternativo DC em que está tudo trocado!
E, protesto contra uma série de coisas! Mas como não quero estragar a minha tradição inalterada de não-spoiler... Resta-me dizer que "separadamente", ou seja, como série de super-heróis, está boa, tem o seu nível, considerando que estamos a lidar com o crescimento desde a escola secundária... Mas estamos a assassinar grandes personagens no processo, e uma grande saga!
Por favor, meninos: Oiçam-me atentamente - Não, o Lex e o Clark não se conheciam - mesmo - Nem eram melhores amigos; A Lois e o Clark também só se conheceram quando ele entrou no Planeta Diário para trabalhar; No que toca a Lana&Clark... Bem, sim, houve romance - Sim, foi poderoso e até acredito que trágico, mas vá lá, queremos comparar com Lois&Clark? Impossível!! =)Mas sim senhor, com mais ou menos momentos mortos (impossíveis de evitar... Sempre estamos a trabalhar para as massas!) não está uma má série... Muito drama, muita acção, efeitos especiais – uns mais cuidados que outros… Mas sobretudo, bons personagens, provavelmente já a pensar nos milhares de fãs aborrecidos com as mudanças de scripts e adulteramento puro das histórias originais. Para terem menos para se queixarem… Tenho que dizer que o arqueiro verde? Muito bom… Já o episódio do Perry White, foi esticar, e muito, a corda.
E claro, merece destaque: Para quem viu os filmes mais antigos do Super-homem, com o Christopher Reeve: tenho a certeza que vão gostar de o rever… Eu adorei, adorei ele ser uma espécie de “mentor” do”novo” super-homem… Perfeito, para não dizer mais…
Claro que, mantenhamos presente que começar agora a ver Smallville não é para qualquer um – Se pensarmos que está prestes a entrar para a nona temporada! É preciso coragem… E gostar bastante. Sinceramente, ainda não sei se me aguento – Mas desistir tão perto do final até faz pena (Esperemos! Sim, que mais que dez temporadas já entra na loucura de Emergency Room, depois do cast original já ter ido todo embora… Têm de acabar em breve, certo?)
A minha sugestão sincera é, passem uns quantos episódios à frente, não perdem tanto quanto isso, não são nem podem ser, todos essenciais ou memoráveis… Não percam a 3ª, 4ª e 5ª, eu da 6ª já não gostei tanto mas de qualquer das maneiras, começa a ser engraçado ver a evolução, os personagens novos. Bem, deixem o feedback pessoal – Mas sem spoilers!!

segunda-feira, outubro 5

The Midway State - Man in the Mirror (MJ Cover)

Desde a morte do célebre Michael Jackson, parece que apareceu por aí uma "febre", de repente toda a gente gosta, de repente já todos conhecem toda a sua obra musical... Enfim.
A minha música favorita dele, chama-se "Man in the Mirror" Não só porque para mim, o retrata de uma forma lindíssima, (e acredito piamente, fiel) mas também porque, do meu ponto de vista, indica como todos deveríamos ser, como deveríamos viver a vida: Se queremos mudar o mundo, mudar a nossa vida, temos de começar por mudar-nos a nós mesmos. Mudar o Homem que vemos ao espelho.
Este é o único cover que ouvi até agora, que eu considero realmente fazer justiça à musica original. Deixo-vos o videoclip. Não deixem de procurar a versão do Michael, porque vale mesmo a pena!

domingo, outubro 4

Música & Letra (2007)


E o meu pedido é: Vejam o filme, para entenderem o contexto do video postado acima;
Aliás vejam, porque é uma boa comédia romântica - como tão bem o Hugh Grant nos habituou, com Notting Hill e O Amor Acontece, e (O meu filme Natalício preferido, de sempre!...Ou quem sabe, o único não-detestável) e Drew Barrymore nos mostrou que era capaz, com o Wedding Singer e A Minha Namorada Tem Amnésia.
No filme, Hugh Grant encarna um cantor que teve os seus anos de glória já há algum tempo, quando nos anos 80 fez parte de uma boys band bastante conhecida (Pop!), mas que, acabou por cair no esquecimento - Sendo o seu outro colega vocalista, o membro a ficar mais conhecido. Drew Barrymore vai tentar ajudá-lo a voltar à ribalta, escrevendo a letra do novo single de uma cantora batsante popular.
É uma história que nos lembra, e muito, o que aconteceu com os "The Wham!" - Quem é que nunca ouviu falar do Gerge Michael e do single "wake me up before you go-go"? Aliás, um excelente videoclip para relembrar. Deixo aqui:

Então e, Andrey Redgeley? Lembra-vos qualquer coisa? Bem, é o nome do segundo vocalista da banda. OU mais conhecido por "o outro gajo dos Wham!"
É uma boa comédia romântica, mas para mim só pelo videoclip inicial já valia a pena. Já não achava tanta piada a um filme assim, há algum tempo.
E pronto, se calhar ando lamechas. Sei lá.
Mas vá, vão ver com a namorada, com a possível futura namorada (quem sabe, devido a este filme! Vá, todos conhecemos o ritual, pede-se umas pipocas, tira-se ao mesmo tempo, "oh desculpa" e pronto, foi criado o clima necessário... A sério, não é propriamente preciso um ritual), com o namorado, ou simplesmemnte sozinhos em casa com um balde de meio quilo de gelado numa Sexta-Feira à noite. Porque não? Também têm de haver filmes assim! Como alternativa a músicas de cortar a veia, venham então as comédias românticas... Eu apoio totalmente...

(Especialmente com o Hugh Jackman. De tronco nú. Essas então? Sempre! Mas isto sou eu. Nota: Rever o "Someone Like You" hehe).
E, claro, vejam o trailer!

quinta-feira, outubro 1

Curtas de Animação (X) - Gopher Broke (2004)

Mais uma curta de animação, (mais que a anterior, estejam descansados), e bastante divertida. Escrita e dirigida por Jeff Fowler, trata de uma toupeira que tenta mil e um estratagemas para arranjar comida. Espero que gostem!